Segunda-Feira, 13 de Janeiro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Entenda a sua conta: Energisa Sul-Sudeste explica a composição da fatura de energia  

13/01/2025 - Além do consumo, também estão embutidos na fatura os impostos e os custos


Entenda a sua conta: Energisa Sul-Sudeste explica a composição da fatura de energia  

A conta de energia elétrica é uma das despesas mensais essenciais no orçamento de famílias e empresas. No entanto, muitos consumidores não sabem exatamente como ela é composta, o que pode gerar dúvidas sobre os valores cobrados. A fatura vai além do custo do consumo de eletricidade e inclui uma série de taxas, impostos e encargos que influenciam o valor final. Pensando nisso, a Energisa Sul-Sudeste preparou uma explicação detalhada de cada item que compõe a conta de luz. O objetivo é ajudar os consumidores a compreenderem como a fatura é formada, identificar o que está sendo cobrado e entender o impacto de cada custo. Essa transparência pode contribuir para um uso mais consciente e eficiente da energia elétrica, reduzindo desperdícios e gerando economia. 

“Acompanhar o consumo não é apenas olhar o valor final da conta. A conta de energia é a soma do seu consumo, mais impostos, encargos setoriais, custos do processo de produção da energia elétrica e, dependendo do período, acréscimo da bandeira tarifária vigente. Ou seja, a tarifa da energia traz uma série de cobranças que resultam no total a ser pago todo mês”, explica o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Helber Corsaletti.

Sua conta em fatias  

É importante saber que o valor da tarifa é definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsável pelas regras e fiscalização do setor elétrico no Brasil. É ela que também determina os processos de reajuste ou revisão tarifária de cada concessionária.    

De forma simples, é possível separar o sistema de energia em três etapas básicas: geração da energia, transmissão e, por último, a distribuição da energia que chega ao consumidor final (residências, estabelecimentos comerciais e industriais). O total da tarifa considera a soma dos custos desse processo, mais o consumo do imóvel, os encargos setoriais, impostos diretos, acréscimos da bandeira tarifária vigente e outros serviços.   

“Quando a conta chega ao consumidor em uma fatura única, muitas vezes ele não percebe outros valores que compõem a tarifa. Esses valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de energia, e repassados diretamente às empresas responsáveis por cada uma dessas fases do processo produtivo da energia”, esclarece Helber. 

Sendo assim, em uma conta cujo valor final é R$ 100, por exemplo, 29% vão para a empresa responsável pela geração de energia, que podem variar conforme o nível de reservatórios do país. Outros 14,1% ficam com as empresas transmissoras, que transportam a energia até as subestações, além de manutenções e investimento no sistema. A maior fatia, 37,7%, é destinada ao pagamento de encargos e impostos cobrados pelos governos federal, estadual e municipal, inclusive a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que é repassada integralmente às prefeituras.  

O que fica com a Energisa?  

Do total da conta de energia, 19,2% são repassados para a Energisa, responsável pela distribuição de energia. A empresa tem a obrigação de usar esse montante para distribuir a energia a todos os 850 mil clientes da sua área de concessão; pagar fornecedores e prestadores de serviços; renovar e fazer a manutenção da sua frota; manter e ampliar a rede e os sistemas elétricos, bem como investir na modernização e melhoria da qualidade dos serviços prestados. 

Por fim, quando a composição da conta de energia é compreendida, o cliente consegue identificar quais os hábitos precisam ser adotados por toda a família para evitar que a conta venha mais alta por causa do desperdício de energia elétrica.

Outros detalhes da sua fatura você pode conferir nesse link: https://www.energisa.com.br/paginas/informacoes/sua-conta/entenda-sua-conta.aspx

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

Morador de Paraguaçu Paulista é sorteado no Hiper Saúde e vai dividir prêmio de R$20 mil

Joacir, morador do Jardim José Machado de Campos foi contemplado no 3º Sorteio.

ETEC divulga classificação geral dos aprovados no Vestibulinho 1º Semestre 2025

A classificação geral está disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br.

Idoso toca em passageira que cochilava durante viagem de ônibus e é preso em Presidente Prudente

Ocorrência foi registrada neste domingo (12), na Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Após furtarem propriedade rural, dois homens são presos na Rodovia Raposo Tavares, em Martinópolis

Envolvidos eram procurados pela Justiça e teriam fugido da penitenciária ainda na sexta-feira

Por ciúmes de ex-namorada, homem efetua disparos contra rapaz e acaba preso em Iepê

Suspeito foi informado pelos vizinhos da moça de que ela estaria na casa da vítima.

Festa dos Santos Reis reúne milhares de pessoas no bairro do Campinho, em Paraguaçu Paulista

O evento, promovido há mais de 50 anos, faz parte do calendário cultural do município

Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira

Inep publicará as notas no site a partir das 10h.

Pré-carnaval de dois meses pode aumentar faturamento de setores

Já houve tentativas frustradas de fixar a data das festas para março.

ANUNCIE DIVULGUE